Por Bernardo Torres
A década de 60 foi marcada no futebol por dois eventos importantíssimos, as copas de 1962 e 1966.A copa de 1962 que teve o Brasil como campeão ,este alcançando o bí campeonato mundial , e se tornando com isso um dos três maiores campeões, ao lado do Uruguai e da Itália.E a copa de 1966 que teve o título inédito da Inglaterra jogando em sua casa e mostrando ao mundo porque ela foi a criadora deste esporte maravilhoso.
Realizada no Chile a copa de 1962 quase não foi realizada no país por conta de dois terremotos que destruiu o país em 1960.Mesmo com essa tragédia o Chile realizou a copa, contou com 16 países todos eles da Europa e das Américas.A copa teve a final entre Brasil e Tchecoslováquia quando o Brasil venceu por 3 a 1 e sangrou-se bicampeão do mundo.Foram marcados 89 gols (com a média de 2,8 gols por jogo) ,e teve o iuguslávio Jerkovic como artilheiro com 5 gols.
Realizada na Inglaterra a copa de 1966 foi marcada pela contusão do rei Pelé ,em um jogo violento contra Portugal ,e também pela bela campanha da Coréia do Norte.a Inglaterra foi campeã contra a Alemanha Ocidental por um placar de 4 a 2 contando com um gol em que a bola não entrou.A copa teve os mesmos 89 gols e os mesmos 2,8 gols por jogo da copa anterior ,mas agora com o craque português Eusébio com 9 gols como artilheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário