quinta-feira, 15 de julho de 2010

Os hippies


Por Álvaro Provetti

Os hippies tiveram uma importante participação no movimento de contra cultura dos EUA na década de 60.

Uma frase muito utilizada neste movimento, foi “paz e amor” que era utilizada, em grande parte do tempo, para criticar o uso de armas nucleares.

A comunidade hippie também defendia a prática de nudismo, a emancipação sexual e as questões ambientais. Eles viviam em comunidade ou de forma nômade, produziam tudo que usavam independente dos mercados, usavam cabelos e barbas compridos, usavam roupas em cores berrantes ou velhas e rasgadas, não eram nacionalistas, repudiavam a ganância e a falsidade, adotavam aspectos religiosos como o budismo, hinduísmo e outras religiões da cultura nativa norte americana, tinham tendência a usar gírias que são usadas ate hoje por jovens,como por exemplo “coroa” (pessoa não jovem, normalmente com mais de 50 anos), “véio” (amigo), “falou” (tchau, até mais) e muitas outras.

O símbolo☮(simbolo da paz) adotado pelos hippies americanos surgiu na Inglaterra, como incentivo ao desarmamento nuclear.

Os hippies tinham predileção por estilos de musica como o rock psicodélico. As bandas mais ouvidas por eles eram Rolling Stones, Led Zeppelin, The Doors, Pink Floyd, Jimi Hendrix, Bob Dylan, Raul Seixas, Os Tropicalistas e outros. Eles costumavam tocar músicas ao ar livre como na “Human Be-In” de San Francisco, ou no festival de Woodstock.

O uso de drogas como a maconha, haxixe, LSD e psilocibina(extraída do cogumelo), visava a liberação da mente mas muitos deles consideravam o cigarro (tabaco) prejudicial à saúde.O uso da maconha, era mais exaltado pela sua natureza ilícita do que por seus efeitos.

A liberdade sexual, a não discriminação das minorias, o ambientalismo e o misticismo atual, são legados que a nação hippie deixou para a sociedade mundial. Como eles evitavam a publicidade, surgiu um mito popular de que o movimento havia deixado de existir, mas na verdade ele ainda existe em quase todo o mundo. No Brasil existem algumas comunidades hippies espalhadas por praias e comunidades alternativas. Na musica, destacam-se o cantor Raul Seixas e a banda Mutantes, que fizeram grande sucesso nos anos 60 e 70 e tem milhares de fãs ainda hoje. Fora do Brasil, existiam vários artistas hippies, entre eles está Jimi Hendrix.

Um comentário:

  1. O movimento hippie é algo que marcou muito, pois,representou menos as desigualdades, mais liberdade, e o maior contato com a natureza, surgiram nessa epoca vários cantores otimos e muito importantes em relaçao a liberdade de expressao como Raul Seixas. Outra parte muito bacana é o simbolo da paz, que tinha como incentivar o desarmamento nuclear.
    Por: Mariana Tavares Ferreira n° 30

    ResponderExcluir