quinta-feira, 15 de julho de 2010

MPB nos anos 60

Por Anne Karoline

A década de 60 foi marcada por muitos talentos musicais. Os ‘‘festivais de MPB da TV Record’’, local inclusive que apareciam todos os dias diferentes pessoas querendo ser reconhecidas, era um grande entreterimento para os jovens da época.
Roberto Carlos, animava os domingos dos jovens com uma Nova musica de ritmo contagiante, o ie ie ie.Vinicius de Morais também teve o seu momento, compondo versos para canções como "Chega de Saudade", "Insensatez" e "Ela é Carioca" fazendo parcerias com Tom Jobim, em , "Samba em Prelúdio" e "Canto de Ossanha", com Baden Powell, em "Você e Eu", com Carlos Lyra, entre outros sucessos.
Nos aos 60 foram criadas também as musicas proibidas, censuradas ou até mesmo banidas por conta da ditadura militar e que eram escritas até mesmo dentro de cadeias como, por exemplo, ‘‘Irene’’ de Caetano Veloso que foi uma homenagem á sua irmã.
Gilberto Gil e Caetano Veloso foram presos acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Eles tiveram suas cabeças raspadas e logo depois foram exilados.
A DOPS era uma instituição que perseguia bastante os artistas. Os que participassem de eventos estudantis, os que regravassem musicas de artistas já suspeitos, toda e qualquer musica feita que saia do ‘‘normal’’, imposto politicamente pela ditadura, ele ficava registrado como suspeito e assim perseguido.
Na década de 60 o grupo da MPB, Francisco Buarque de Holanda, Edu Lobo, Caetano Veloso, Marilda Medalha, Nara Leão, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Vinícius de Moraes, Milton Nascimento, entre outros eram reconhecidos como o grupo de atuação comunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário