sábado, 10 de julho de 2010

A moda como padrão de comportamento


Por Camila Cavalcanti Dourado

Os anos 60 chegaram com um clima de mudança, foi o início do rock and roll onde Elvis Presley, com seu casaco de couro, vestindo jeans, topete e em cima de uma lambreta era a imagem do jovem dessa década.

Os jovens que eram influenciados pela ideia de liberdade e diferentemente dos anos 50 esse pensamento se espalharam pelas ruas e isso foi o inicio de um movimento contrário à sociedade consumista da época. Era a vez dos jovens falarem e a moda foi uma das transformações radicais promovidas por eles. A moda única em todos tinha que se vestir igual tinha passado, naquele momento, cada vez mais, você se vestia de acordo com seus pensamentos, de seu comportamento.

Foi nessa época que pela primeira vez os jovens ganharam sua moda própria, onde “a moda era não seguir a moda”, fato que representava o ideal de liberdade difundido na época. A juventude da década queria desafiar todos os limites e a moda ajudou muito nesse aspecto.

Mini-saias, vestidos rodados, jaquetas de couro, tudo isso era sinal da mudança radical que estava acontecendo. As mulheres passaram a valorizar mais o seu corpo tendo como exemplo Brigitte Bardot, a atriz que era o maior símbolo sexual da época. Entretanto, os anos 60 sempre serão lembrados pelo estilo da modelo e atriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtíssimos e os cílios inferiores pintados com delineador.

A maquiagem era essencial, os olhos eram bem marcados com batons claros. A peruca também estava muito na moda, foi uma época de lucros para seus vendedores.

Basicamente a década de 60 foi marcada por diversas mudanças, não só na moda, mas como na política, economia, artes entre outros. A moda mostrou mais uma vez o ideal da sociedade que a vestia, neste caso a liberdade.

4 comentários:

  1. Eu gostei muito do texto da Camila, porque, vi como a moda mudou e como muitas coisas voltaram. E como a liberdade de escolherem o que queriam nos anos 60, foi lutada e batalhada, para que tudo fosse do jeito que queriam, e a frase ''a moda era não seguir a moda'' é muito interessante, mostra como as coisas mudam, e como lutar pelo que queremos vale a pena.



    Luísa Farias 221
    N°: 27

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei bastante do texto da Camila, pois ela abordou muito bem o assunto e mostrou claramente que, através das mudanças de roupa e no visual, surge um ideal de liberdade que se espalhou e deu origem a um movimento contrario a sociedade consumista.

    Tatiane Durço 221
    n° 36

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto Camila, voce abordou com bastante clareza o tema dos anos 60 deixando bastante claro pra nós, leitores, como a liberdade foi tomando conta cada vez mais das pessoas, fazendo com que usem o que estiverem a vontade!


    Isadora Figueiredo 221
    numero 24

    ResponderExcluir
  4. O texto está excelente. O assunto foi bem abordado e o artigo tem conteúdo. É interessante ver como o simples fato de nos vestirmos de certa maneira possa representar tanto sobre quem somos e o que defendemos.

    Camila Villanueva Archanjo
    número 11 - 221

    ResponderExcluir