quinta-feira, 1 de julho de 2010

TELEVISÃO


Por Paula Catalan

INÍCIO DA TELEVISÃO
A década de 60 foi marcada por várias mudanças,revoltas e conqiuistas.Temos a consquista das Lua,revoltas estudantis e é marcada também por um período de inovações na TV Brasileira.
Em 1960,a evolução das técnicas das emissoras,o videotape, é traga pelo humorista Chico Anysio,que permitia que programas pudessem ser reprissados quantas veses fossem desejados,que programas pudessem ser gravado em hórarios diferentes dos originais e que erros ao vivo pudessem ser corrigidos antes.
Com o videotape foram criados mais de 27 emissoras de televisão no país,sendo que 80% das gravações eram realizadas em São Paula e Rio de Janeiro.


A REDE GLOBO, UMA TV SUPER BRASILEIRA
Em 1965 ouve as primeiras transmições da televisão no Brasil via satélite e foi nesse mesmo ano,no dia 26 de Abril,que entrava no ar a TV Globo no Rio de Janeiro,mais tarde conhecida com Rede Globo,criada por Roberto Marinho.
Em 1957,o Presidente da República,Juscelino Kubitschek,aprovou na TV para a rádio Globo e no mesmo ano o Conselho Nacional de Telecomunicação concedeu o canal 4 do Rio de Janeiro para a TV Globo Ltda.
A segunda cidade brasileira a receber a TV Globo foi o estado de São Paulo,que funcionava como a TV Paulista e em seguida a terceira cidade a obter a Rede Globo foi Belo Horizonte,que em 1958,adquiriu a geradora de Minas Gerias,a TV Globo Minas.
Em 1962,Roberto Marinho cosiguiu um acesso a uma capital de 6 milhões de dolóras,(por um acordo feito entre a Time-Life e as Organizações Globo) o que lhe deu condições de comprar equipamentos,porém,em troca,a Time-Life teria 30% de lucros pelo funcionamento da Rede Globo.
Esse acordo foi considerado ilegal,pois nessa época a Constituição Brasileira não permitia que nenhuma empressa estrangeira tivesse participação em nenhum tipo de empresa brasileira de comunicação.Como a Time-Life tinha grande influência na Rede Globo e para tentar legalizar o acordo,Joseph Wallach,ex diretor da Time-Life na Califórnia se tornou diretor executivo da Rede Globo.
O programa mais antigo que se passava na Globo era Santa Missa,que passava nas manhãs de domigo e que foi criado em 02 de Maior de 1965.
As emissoras afiliadas da Rede Globo por todo país só foi possível em 1969,quando entrou no ar o Jornal Nacional,o primeiro tele jornal de rede nacional,que é ainda hoje transmitido com um grande indice de audiência nacional.
A Globo é atualmente a maior emissora da América Latina e a quarta maior rede de televisão mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário