quinta-feira, 15 de julho de 2010

O silêncio de uma nação


Por Ana Luisa Fernandes Dias Álvares

No dia 31 de março de 1964, foi dado o Golpe Militar que iniciou uma ditadura de 20 anos, que “matou” qualquer tipo de manifestação social de esquerda. O clima era tenso na época por todo país, e se espalhava a idéia da luta entre o bem e o mal. Mas quem seria o “bem” e quem seria o “mal”? Essa pergunta nos nunca saberemos responder. O bloco capitalista (liderado pelos EUA) e o bloco socialista (liderado pela URSS) estavam em plena batalha silenciosa e surda: era a chamada Guerra Fria.
Após deposto o presidente do Brasil João Goulart (Jango) as tropas militares iniciaram o golpe. A repressão nos dias de ditadura foi intensa: torturas, mortes, guerrilhas, atentados, terror. O silêncio dos meios de comunicação (que, quando não eram ‘forçados’ pelos Militares, faziam a defesa do regime de bom grado) incomodavam o povo, que sem noticias não sabiam o que fazer. Muitos dos defensores da democracia brasileira hoje em dia, aderiram ou ficaram calados durante todo o regime.
A História da ditadura está muito mal contada, em todos os seus detalhes, nos ‘nomes’ de quem estava por trás das torturas e massacres, e, nós, o povo,os historiadores e os jornalistas desejamos ardentimente; pelo dia em que, enfim, a abertura irrestrita dos documentos oficiais deste período se tornará um fato.E que enfim possamos julgar e condenar todas as pessoas que participaram dessa atrocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário