quinta-feira, 15 de julho de 2010

MÚSICA

Por Ana Bizzoto

A década de 60 foi uma caixa de surpresa para a música brasileira. Com a afirmação da bossa nova e o surgimento de músicas voltadas para a sociedade que eram apresentadas em “Festivais de Música Brasileira” que eram exibidos na TV Excelsior e TV Record , começaram a aparecer composições sociais de Sergio Ricardo, Gilberto Gil, Hilton Acioli, Caetano Veloso, Torquato Neto, Geraldo Vandré e muitos outros. Compositores que também não aceitavam a censura imposta pelos governos militares e que não participavam de movimentos sociais também passaram a compor músicas de fundo social.
Com a ampla divulgação de cantores de rock através do cinema contribuiu com que o rock brasileiro nascesse com um grande incentivador Carlos Imperial, que fundou o Clube do Rock, no Rio de Janeiro , e era onde se apresentavam e reuniam os amantes do rock e lá tiveram suas carreiras iniciadas Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
A inovação do rock fez com que ele ganhasse espaço na televisão, como o programa “Jovem Guarda” iniciado em 1965 e apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Vanderléia e permaneceu no ar por vários anos. Com o programa e com a influencia dos Beatles foi criado então em 1967 um movimento chamado Tropicalismo, que era um movimento de vanguarda comandado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Júlio Medaglia, Rogério Duprat e muitos outros. Como composições principais tiveram “Tropicália”, “Domingo no Parque” e “Alegria, Alegria” onde era incentivada a utilização de guitarras elétricas e absorção de diferentes gêneros musicais como pop-rock, musica de vanguarda, frevo, bolero, samba, etc. Assim a música teve uma grande influência nos anos 60 com o objetivo de se expressar contra os governos militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário