
Por Bárbara
A contracultura foi um grande movimento que floresceu na década de 1960 Associada aos hippies, marcou o mundo, introduziu-se na história e influenciou gerações. Não foi mero capricho de uma juventude rebelde. Foi mais que isso. Ela nasceu do desejo de mudar o mundo, de ser contra os principais valores que o sistema cobra de seus cidadãos. A diferença é que esses jovens partiram para a ação. E lutaram de forma pacífica por seus objetivos. Não conseguiram modificar a realidade.
A partir de 1967 o movimento hippie explode como moda, impulsionado por músicos como os Beatles, John Lennon, Paul McCartney, Pink Floyd, Jim Morrison dos Doors, Jimi Hendrix, Frank Zappa. Os shows de rock eram verdadeiros eventos catárticos. O rock, ao menos em sua melhor forma, representa uma vontade de ruptura, de inconformismo, renovação, que era o que estava acontecendo no momento.
Em 1968 os quadrinhos de Robert Crumb chegam ao público. Algo que se opunha à tradição, à geração dos pais, e de fato o movimento hippie não contava com muitos talentos na prosa comum. Os quadrinhos underground supriram uma certa lacuna de autores literários, pois dificilmente alguém conseguia representar essa geração nos moldes dos livros tradicionais. A contracultura tinha nos quadrinhos sua narrativa e expressão gráfica, nas roupas coloridas e psicodélicas seu vestuário, no rock sua música e como religião tinham o zen-budismo.
A contracultura é sem dúvida, um movimento sociológico, porque trata de sociedade e é um movimento revolucionário. Envolve valores e ideais, realizado por indivíduos sociais. É um fenômeno social, uma revolução social.
Ana Luisa Fernandes Dias Alvares nº:02
ResponderExcluirBarbara,concordo muito com a sua opinião sobre a contracultura,ja que para mim foi graças a essa roptura que o rock passou a representar a roptura com o passado que os jovens tanto queriam.Deve-se dar enfase aos Beatles ja que eles influenciaram muito nesse processo de roptura.Mas tenho que deixar claro que não foi somente o rock que foi "criado" apartir da Contracultura.O puck vei logo depois e segundo os mesmos(os proprios Puncks)esse tipo musical e considerado o Fim do Hippie.