quinta-feira, 1 de julho de 2010

JOVEM GUARDA

Por Paloma Grossi


A Ditadura militar brasileira que vai de 1964 a 1985, ficou marcada por diversos fatores, como a falta de democracia, o unipartidarismo e, claro, a extinção da liberdade de expressão. A censura chegou a tal ponto que proibiu as transmissões dos jogos de futebol ao vivo. Motivados por essa proibição a TV Record resolve colocar no ar, em Agosto de 1965, no dia 22 ás 16h30min o Programa Jovem Guarda, este seria comandado por, Roberto Carlos (O rei), Erasmo Carlos (O Tremendão) e Wanderléia (A Ternurinha). Depois da música Quero que vá tudo pro inferno, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, o sucesso foi astronômico, as filas na porta do Teatro Record em São Paulo eram quilométricas,formadas por jovens de 12 a 20 anos. Para sair do Teatro,os artistas tinham que enfrentar verdadeiras batalhas. Em certa ocasião Roberto Carlos ficou todo arranhando e quase nu,fugindo em um Fusca,enquanto mais de trinta meninas brigavam pelo que restou de sua camisa.

A jovem Guarda teve uma influência muito grande dos músicos internacionais do estilo Rock and Roll, tanto da década de 50, quanto da de 60, sendo os principais influenciadores os Beatles, e Elvis Presley.

Após algum tempo a expressão “Jovem Guarda” deixou de se designar apenas ao nome do programa, mas sim para substituir o nome do estilo musical até então conhecido como iê-iê-iê e para iniciar um movimento que mesclava música, comportamento e moda. A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas e atacavam de calças cigarette e as grandes vedetes dos anos 60 que foi, sem dúvida, a mini saia e as botas brancas. Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas, a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento. Os anos 60, acima de tudo, foi uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pela doutrina de liberdade faziam de tudo para torná-la uma instituição.



Um comentário:

  1. Adorei seu texto Paloma

    A jovem guarda nesta época ao contrário de muitas outras manifestações não tinha nenhum objetivo político.

    O que eu não sabia, e descobri aprofundando um pouco mais o seu assunto, em outros lugares, era que o nome Jovem Guarda foi retirado de uma fala de Lênin, que dizia "O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada".
    Muito interessante esse tema que você utilizou para produzir o artigo.

    Anne 221 nº4

    ResponderExcluir