
Por Álvaro Provetti
Os hippies tiveram uma importante participação no movimento de contra cultura dos EUA na década de 60.
Uma frase muito utilizada neste movimento, foi “paz e amor” que era utilizada, em grande parte do tempo, para criticar o uso de armas nucleares.
A comunidade hippie também defendia a prática de nudismo, a emancipação sexual e as questões ambientais. Eles viviam em comunidade ou de forma nômade, produziam tudo que usavam independente dos mercados, usavam cabelos e barbas compridos, usavam roupas em cores berrantes ou velhas e rasgadas, não eram nacionalistas, repudiavam a ganância e a falsidade, adotavam aspectos religiosos como o budismo, hinduísmo e outras religiões da cultura nativa norte americana, tinham tendência a usar gírias que são usadas ate hoje por jovens,como por exemplo “coroa” (pessoa não jovem, normalmente com mais de 50 anos), “véio” (amigo), “falou” (tchau, até mais) e muitas outras.
O símbolo☮(simbolo da paz) adotado pelos hippies americanos surgiu na Inglaterra, como incentivo ao desarmamento nuclear.
Os hippies tinham predileção por estilos de musica como o rock psicodélico. As bandas mais ouvidas por eles eram Rolling Stones, Led Zeppelin, The Doors, Pink Floyd, Jimi Hendrix, Bob Dylan, Raul Seixas, Os Tropicalistas e outros. Eles costumavam tocar músicas ao ar livre como na “Human Be-In” de San Francisco, ou no festival de Woodstock.
O uso de drogas como a maconha, haxixe, LSD e psilocibina(extraída do cogumelo), visava a liberação da mente mas muitos deles consideravam o cigarro (tabaco) prejudicial à saúde.O uso da maconha, era mais exaltado pela sua natureza ilícita do que por seus efeitos.
A liberdade sexual, a não discriminação das minorias, o ambientalismo e o misticismo atual, são legados que a nação hippie deixou para a sociedade mundial. Como eles evitavam a publicidade, surgiu um mito popular de que o movimento havia deixado de existir, mas na verdade ele ainda existe em quase todo o mundo. No Brasil existem algumas comunidades hippies espalhadas por praias e comunidades alternativas. Na musica, destacam-se o cantor Raul Seixas e a banda Mutantes, que fizeram grande sucesso nos anos 60 e 70 e tem milhares de fãs ainda hoje. Fora do Brasil, existiam vários artistas hippies, entre eles está Jimi Hendrix.
O movimento hippie é algo que marcou muito, pois,representou menos as desigualdades, mais liberdade, e o maior contato com a natureza, surgiram nessa epoca vários cantores otimos e muito importantes em relaçao a liberdade de expressao como Raul Seixas. Outra parte muito bacana é o simbolo da paz, que tinha como incentivar o desarmamento nuclear.
ResponderExcluirPor: Mariana Tavares Ferreira n° 30